quarta-feira, 24 de novembro de 2010

TURMA PROJETO DE MODA II.

 A renda vai aqui "óh"!



 Jessé, Gladis, Oara e Alana. Alfinetando.

 Katrini, quase pronta pra balada! hahaha!






 Alana atrás do biombo.


 Medo! Gladis mãos de tesoura.



Fotos tiradas durante laboratório de modelagem e moulage.

Comportamento, Moda e Consumo Autoral
Arian Grasmuk e Iáscara Oara de Jesus

           Pensar-se no cenário globalizado enquanto consumidor é um exercício altamente estimulante. Principalmente quando nos deparamos com uma diversidade muito grande de comportamentos que tem-se estabelecido ao longo das décadas apontando para reposicionamentos na medida em que a mídia tem formado e informado esse novo cenário. Essa construção não é aleatória. Ela tem uma lógica que se sucede ao formar gostos e (dês) gostos, ao estruturar linhas de pensamento em novas (re)estruturações, e até mesmo, modificando pensares anteriores.
          Novas tribos e novos jeitos. Novas conexões. Sujeitos e objetos nem sempre transitam nas mesmas vias de pensamento ordenado, de gostos construídos. Os sentidos se reagrupam em novas combinações, onde tramas se constroem continuadamente, ora pela abstração, ora nas concreções das relações sociais, ecológicas, tecnológicas, fashionistas...
         A desterritorialização é eminente e a reconexão necessária. Plugues se entrelaçam nesse trânsito e possibilitam a renovação dos cenários com personagens de identidade marcante e igualmente marcados. Mudanças, (re)criações, simultaneidade, urgência, fazem da sociedade contemporânea um laboratório onde o tudo é possível. Possível enquanto permitido, reordenado e tatuado no Zeitgeist.
          Culturas se aproximam, ou mesmo carregadas pelo Jihad de velhos tempos, dialogam nas diferenças e se estabelecem como tendência comportamental tanto de aceitação quanto de negação. O que lhes é comum a influência mercadológica. Não importa seu posicionamento social. Você certamente será compelido a inserção em um segmento de consumo, onde marcas estabelecem parâmetros e te influenciam estrategicamente fazendo optar por um produto em detrimento de outro.
           A informação chega de maneira incansável renovando repertórios discursivos e balizados pelos sinais contemporâneos que o consumidor projeta.  E esse consumidor é múltiplo. As leituras são complexas.  Memórias são ativadas, gostos resgatados, sentidos revividos. Inovação e experiências transitam pela mesma via. O novo e o velho se aproximam em revivals, em rematerializações com ar retro, repaginando memórias vintage customizadas pelo cruzamento das informações massivas.
           No século 19 houve uma disseminação muito grande de produtos com uma estética apurada. O design se materializou como um diferencial no cotidiano consumista da época. O diferente artístico e utilitário. O tecnológico ou científico. Era a época da elegância e da construção teórica de pensadores que hoje são relembrados e festejados numa tentativa de retomar uma linha de pensamento que aponta para algumas similaridades. E quais seriam elas?
           No fervilhar urbano de então, a busca por um modo de vida mais saudável. Afastado nos seus nichos de prazer, no entanto não estavam desconectados da vida cultural, ou mesmo da predisposição de utilizar as novas tecnologias disponíveis. Nada diferente do que acontece hoje. Necessitamos de toda parafernália tecnológica e cultural que nos apresentam para consumir. Ou pelo menos nos fazem crer nisso. Somos impelidos ao consumo. Mas pesamos, de acordo com nossos  crenças ou que nos creditam, de que devemos viver com mais saúde, com qualidade de vida, conforto, prazeres, conectividade sem perder de vista questões importantes como o aquecimento global, resgates culturais e históricos, preservação e o fomento da manutenção da vida em todos os sentidos. O sujeito, o meio, a sua história e a sua cultura material presente caminham em viés, conectando tudo e a todos num movimento metamorfoseante, onde as estruturas permanecem em aberto e em constante transformação.
                Informação, atitude, e reposicionamentos constantes, transformam esse cenário social e amparam o fenômeno do consumo. Redirecionam produtos, remasterizando-os, criando-lhes novas feições e construindo novos consumidores. Gerações preservam sentidos e o olhar atento percebe que as imagens arquitetadas funcionam como terapia. O ato de possuir transcende o visual construído e sua significação enquanto parte da realidade do sujeito.
               Autênticos cenários publicitários são montados, gerando novos significados e corpos, que são vendidos dentro de normas ditadas pela indústria mundial da beleza, condicionando e redesenhando hábitos. Observamos que infinitos referenciais se misturam para criar discursos que se institucionalizam e (re)produzem, através de elementos constitutivos, um certo número de procedimentos que possibilitam novas percepções.
            O universo globalizado da Moda acompanha atentamente esse processo e se apropria dos grupos geracionais surgentes e passa a trabalhar cada vez mais os conceitos da autoralidade. Na construção de um look autoral, o consumidor torna-se fonte de referência. Utiliza seu corpo como instrumento de comunicação de suas percepções do mundo. Alteridades são construídas e apresentam-se, a partir do look autoral, no intuito de provocação e de comunicação. A imagem construída passa a ser a verdadeira, fornecendo ao mercado aquela imagem perene que sobrevive e substitui o real.  
            É nesse cenário contemporâneo que o sujeito ordena comportamentos, materializando um complexo de referenciais, significando não só o indivíduo, mas a sociedade com todas as suas nuances. Ambos, indivíduo e sociedade determinam o conteúdo de uma variada configuração. Valores novos e experimentais são parâmetros para a constituição mercadológica, apesar da complexidade nas suas leituras e conseqüentemente nas suas traduções.
            Artifícios os mais variados, geram modelos e conteúdos que se convertem em disponibilidade de consumo, nos proporcionando variedades de novos símbolos, gerando novos significados e combinações simbólicas nunca antes pensadas, nos remetendo cada vez mais a padrões estilísticos futuristas. Transformando um futuro projetado no ideal do contemporâneo; delineando práticas e hábitos, onde formas emergem e refletem mudanças de mentalidades, revelando diferentes olhares do mesmo objeto, onde os discursos embutidos conduzem a muitos comportamentos que dominam ampla parcela da população.
         Num período de (re) definições a figura do consumidor autor aparece em todos os lugares. Povoa todos os grupos. Assume o papel de criador e idealizador de sua própria imagem. Marca com sua ‘grafia’ os modos pelos quais o sujeito ‘instala-se’ no planeta Terra.

CeMAT South America 2011 - Feira Internacional de Movimentação de Cargas e Logística também ja esta agendada

É o local de encontro das últimas tendências em tecnologia de movimentação de cargas e logística e também de tomadores de decisão de diversos setores industriais, como automobilístico, aeronáutico, alimentício e de abastecimento, construção civil, equipamentos médicos, energético e abastecimento, químico e farmacêutico, de madeira, mecânico, mineração, naval e petróleo e gás, entre outros.


Data: 04/04/2011 a 07/04/2011

Local: Centro de Exposições Imigrantes, São Paulo, SP

Telefone: 11 3521-8000

Site: http://www.cemat-southamerica.tmp.br

E-mail: cemat@hanover.com.br

A 3ª Feira de Manutenção e Equipamentos Industriais será em Blumenau em 2011

A cidade de Blumenau será sede da 3ª Feira de Manutenção e Equipamentos Industriais, a ser realizada de 12 a 15 de abril de 2011, no Parque de Exposições Vila Germânica, no horário das 15h às 21 horas.



A manutenção do maquinário, com destaque para as ações de prevenção tem hoje um importante espaço no cenário das indústrias, que estão cada vez mais automatizadas. As inovações nas tecnologias da  eletrônica, mecânica, elétrica e hidráulica servem de apoio nas decisões estratégicas da empresa. Agregam valores em termos de disponibilidade, confiabilidade, sustentabilidade, qualidade, segurança do trabalho, garantindo eficiência no desempenho e principalmente redução de custos. Anticorrosão, combustíveis e óleos lubrificantes, ar comprimido, equipamentos para inspeção, proteção e segurança, manutenção preditiva, sistemas de aquecimento, soldas, gerenciamento, supervisão e controle, válvulas e vedações, softwares interativos são apenas alguns dos equipamentos, processos e serviços que poderão ser encontrados na Feira.

guarda ROUPA básico

Jeans tradicional reto
Jeans skinny
Calça social preta
Camisetas de várias cores
Calça social bege
Saia na altura do joelho
Terno preto
Blazer preto
Jaqueta jeans
Camisas brancas de alfaiataria
Vestido preto
Vestido mais fluido, com cara de verão
Short boyfriend
Bota cano curto
Bota cano médio
Scarpin preto
Sapatilha sem salto
Sandália alta
Tênis
Bolsa de couro média
Bolsa carteira de festa

Competência e sua empregabilidade

Ouvimos muito a palavra "competência",  fala-se sobre ela nas conversas informais, na escola e nas empresas. O que é Competência? Competência representa chances de maior produtividade e aprendizado? Você já parou para refletir o que essa palavra significa e quais suas implicações na sua vida profissional? 

O sociólogo francês Philippe Zarifian define competência como sendo “o tomar iniciativa e o assumir responsabilidade”

Já o especialista em aprendizagem nas empresas Karl-Erik Sveiby define competência como a capacidade que possuímos para agir, baseada em nossos conhecimentos teóricos e tácitos. Estes dois autores centram seus conceitos na ação.

Para nós do SENAI,  a competência é a articulação da conhecimento, habilidade e da atitude, o famoso CHA. Essas três dimensões precisam se “misturar” para que possamos dizer que somos competentes em determinada área.


  • O conhecimento é o saber. Envolve a educação formal, saber o que, saber o porquê, saber para que e a capacidade de aprender;
  • A habilidade é o saber-fazer. São as experiências, o saber como, as técnicas, o conhecimento tácito e o modelo mental;
  • A atitude é o saber ser. Ou seja, ter determinação, responsabilidade, comprometimento, motivação e iniciativa.
O mercado de trabalho sempre buscou indivíduos competentes tecnicamente para ocuparem os postos de trabalho. Com o passar do tempo e com as novas demandas surgidas a partir de modernos modelos de gestão, as empresas passaram a buscar indivíduos qualificados intelectual e tecnicamente, mas também competentes emocionalmente.

Isso quer dizer que as empresas valorizam o saber, o saber-fazer e o saber ser! É comum a realização de processos seletivos tendo como foco as competências comportamentais como a comunicação, o planejamento, o relacionamento interpessoal, a autonomia, o autocontrole e a capacidade de resolução de conflitos. A gestão por competências já é realidade em muitas empresas, sendo utilizada como um instrumento estratégico para atingir objetivos específicos.

Penso que você já é capaz de responder à pergunta inicial: qual a implicação das competências na vida profissional? A proposta que trago hoje é um breve exercício de autoconhecimento. Diante desse contexto competitivo, volte o olhar para si e tente avaliar como está seu nível de empregabilidade - isto é, o quanto você é a atraente para o mundo do trabalho.

Quais as competências que você possui e quais as que precisa aprimorar? Faça uma lista de seus pontos fortes. Olhe novamente para os três círculos. Verifique quais são seus conhecimentos técnicos, suas habilidades e reflita sobre suas atitudes em relação às duas primeiras. Observe onde estes três pontos se cruzam e encontre sua competência.

Você já assistiu alguma vez o programa "O Aprendiz", é bastante interessante no sentido de que podemos observar como os participantes articulam ou não suas habilidade e conhecimentos, assistindo ao programa o Aprendiz, em suas salas de reunião, pudemos ver nos últimos capítulos, que os candidatos demitidos caíram mais por suas palavras do que pelas suas atitudes. Como assim?

Nas provas em questão, o avaliador considerou o comportamento dos mesmos na reunião, principalmente o que falavam e a forma como falavam,  um dos participantes praticamente foi eliminado por escrever uma carta com a palavra “escultar”, que na visão do avaliador era imperdoável para alguém de nível universitário. Sendo assim, aqueles que realmente contribuíram para derrota com ações totalmente errôneas, nem sequer chegaram perto de serem demitidos.

Isso nos leva a algumas reflexões no mundo corporativo em que muitos chefes valorizam aqueles que mais sabem se vender do que realmente executar as atividades de forma eficiente. Para muitos chefes não basta apenas fazer deve sempre estar mostrando o que faz e o que resulta, mesmo que ações pequenas.

Antigamente imaginava que ações já se diziam por si só, assim como fatos não existem objeções, mas atualmente vemos muitas especulações sendo levadas em conta. O que demonstra que o marketing pessoal é imprescindível para os profissionais nas organizações.

Invista em seu marketing, se atentando a sua postura, modo de tratamento com as pessoas, apresentação pessoal, não se esquecendo de desenvolver sua inteligência emocional.

Mas reflita e encare o tema com seriedade. Até para que no próximo artigo possamos continuar esta conversa sobre competência e seu desenvolvimento pessoal e profissional.

FEICON 2011 já esta aceitando credenciamento pelo site

19ª Feira Internacional da Indústria da Construção

   A FEICON 2011 já esta fazendo o credenciamento dos interessados em visitar uma das maiores feiras na área da construção Civil da América Latina.A entrada é franca mas você precisa fazer o credenciamento antecipadamente, lembre-se de que uma feira com este destaque, lota, e as filas costumam ser enooooormes.


    O site para o credenciamento é:http://www.feicon.com.br




Data: 15 a 19 de Março de 2011
Horário: das 10h às 19h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - CEP 02012-021 São Paulo - SP

Visitação:

Evento exclusivo para profissionais do setor. É proibido o ingresso para menores de 12 anos, mesmo que acompanhados de seus responsáveis. Fotos e/ou filmagem de estandes e/ou produtos só podem ser feitas com expressa autorização do Expositor.

Schneider Electric amplia portfólio de soluções integradas para automação industrial no Brazil Automation 2010

A Schneider Electric, especialista global na gestão de energia, apresenta no Brazil Automation 2010 (14º Congresso Internacional e Exposição de Automação, Sistemas e Instrumentação), a ampliação do seu portfólio de soluções integradas para automação, voltadas tanto ao usuário final quanto aos fabricantes de máquinas industriais. 



No evento, que ocorre entre os dias 09 e 11 de novembro, no ExpoCenter Norte, em São Paulo, a companhia expõe sistemas que oferecem uma maior produtividade e economia em energia de até 30%, reduzem custos e permitem o gerenciamento de processos, entre outros benefícios que aumentam o desempenho das plantas e dos equipamentos. Gostou? Quer saber mais a respeito? Clique aqui...

Prof. Eng.Teresa Botelho

A Expo PredialTec 2011 - Feira sobre automação predial

A Expo PredialTec 2011, evento que ocorrerá nos dias 12,13 e 14 de Julho no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo, mostrará ao público visitante as tecnologias inovadoras disponíveis para a concepção, a construção e a operação de edificações comerciais e residenciais, e de serviços nas áreas de energia, climatização, conforto térmico, água, segurança, automação, gestão de resíduos e etc.


A Expo PredialTec 2011 ocorrerá simultaneamente com o 10° Congresso Habitar(Aureside) e o 2° Congresso Brasileiro de Transporte Vertical.

Se você estiver interessado já pode visitar o site no endereço:
http://www.predialtec.com/index.htm

Prof. Eng. Teresa Botelho

Revista de Moda "Costura Perfeita" apresenta em seu editorial nota sobre curso do Senai BC

Revista Costura Perfeita edição nov 2010


A revista de moda "Costura Perfeita", em sua edição de novembro, divulgou em seu editorial o curso Técnico em Produção de Moda que será oferecido pelo SENAI de Balneáro Camboriu a partir de 2011. Confira...

segunda-feira, 22 de novembro de 2010


Consumimos hoje, sobretudo, fluxos de imagens, de informação, de conhecimento, de serviços. Esses fluxos formam nossa subjetividade, revolvendo nossa inteligência e conhecimentos, nossas condutas, gostos, opiniões, sonhos e desejos, em suma, nossas afetos. Consumimos cada vez mais maneiras de ver e sentir, de pensar e de perceber, de morar e de vestir, ou seja, formas de vida.”
 Peter Pál Pelbart