quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Instalação elétrica natalina requer cuidados

Para que a instalação elétrica dos enfeites de Natal seja segura, alguns cuidados básicos são essenciais. O primeiro passo para se ter uma boa instalação elétrica natalina é com relação à qualidade dos produtos instalados. adquira somente enfeites e cabos condutores de energia aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). 


Evite colocar enfeites de Natal feitos de papel, papelão ou plástico em contato ou muito próximo às lâmpadas.As árvores ou enfeites energizados devem ficar afastados de cortinas, tapetes ou sofás e não é recomendado ligar as lâmpadas decorativas junto com outros equipamentos eletrônicos.




Para evitar choques elétricos 

Em uma residência, o risco de choque elétrico é facilmente resolvido com a utilização do dispositivo DR, que fica no quadro de distribuição de energia, após o disjuntor. o DR detecta fuga de corrente elétrica, que pode ser causada por um choque, e desarma o circuito. Ou seja, corta a energia desse circuito interrompendo o choque. 

Para uma instalação correta e isenta de choques é necessário também que as emendas dos condutores sejam bem feitas e, principalmente, bem isoladas. "O consumidor deve utilizar fita isolante certificada pelo Inmetro e jamais deve utilizar fita crepe ou fita adesiva de uso geral para isolação elétrica", alerta o executivo.
Em locais externos ou até mesmo internos que tenham contato com umidade, as isolações das emendas dos condutores devem ser muito bem feitas, garantindo que a água não atinja o cobre do condutor. 




Para fazer a manutenção de um enfeite ou a troca de lâmpada é imprescindível desligar o circuito elétrico da tomada, mas sem puxá-lo pela fiação. Outras dicas importantes são: crianças e animais devem ficar longe do alcance das fiações; e antes de dormir ou sempre que sair de casa, desligue as decorações de Natal.

WEG anuncia aquisição da Equisul

A WEG S.A. anunciou no dia 06/12 a assinatura de acordo para a aquisição da empresa Equisul Indústria e Comércio Ltda, companhia especializada no desenvolvimento e fabricação de sistemas de fornecimento ininterrupto de energia (uninterruptible power supply ou UPS), como nobreaks, retificadores, carregadores e bancos de baterias, bem como inversores. 

A Equisul possui uma unidade fabril em São José (SC), conta com cerca de 50 colaboradores e deve obter receitas operacionais de aproximadamente R$15 milhões em 2010. A companhia foi fundada em 1995 e atuou como fabricante de sistemas de pequeno e médio porte até 2004, quando expandiu sua linha de produtos para sistemas trifásicos de grande porte com a incorporação da GPL Eletroeletrônica S.A., empresa tradicional neste segmento. Com a aquisição da Equisul, a WEG aumenta o seu portfólio de produtos e de soluções para sistemas de energia, incorporando as soluções conhecidas como critical power.

Pial Legrand anuncia lançamento da linha Nereya

A Pial Legrand anunciou o lançamento da linha Nereya, desenvolvida para uso residencial e terciário. Os novos produtos apresentam uma solução para manter a tomada no mesmo nível da placa: tomada com fundo móvel. Há também uma opção de tomada com tampa, que aumenta a segurança do interruptor, evitando choques acidentais e protegendo os equipamentos de poeira.






Outra função de segurança da nova linha é o detector de obstáculos com luz e sinal sonoro, que é acionado com um sensor de presença. Com isso, ambientes que têm irregularidades no chão não precisam ficar iluminados o tempo inteiro para evitar tropeços ou quedas e atendem também pessoas com problemas visuais.

Já o sensor de presença é utilizado para a iluminação dos ambientes, quando registra o movimento de pessoas. Para facilitar a localização no escuro do interruptor, Nereya conta opcionalmente com a instalação de um LED para iluminação. Todas as teclas da linha contam com a técnica da litofania, processo centenário pelo qual se produzem efeitos de transparência na porcelana ou em vidros, que só é percebida no escuro.








Todas essas funções, assim como variadores de luminosidade – tanto digital, quanto rotativo  –  ajudam no uso eficiente de energia elétrica. “Aliar qualidade e confiabilidade Pial Legrand com tecnologia, beleza e sustentabilidade é o diferencial que marca o lançamento de Nereya. Com suas funcionalidades, oferece qualidade e conforto em cada detalhe do ambiente”, afirma Eduardo de Souza, gerente de marketing do Grupo Legrand.