Elétrica

 Panasonic lança lâmpadas LED que duram 19 anos

A Panasonic lançou no Japão um novo modelo de lâmpada LED, em forma de bulbo e residencial, que pode durar até 40 vezes mais que uma lâmpada incandescente comum. A nova lâmpada é parte integrante da linha "EverLed", e espera-se que cheguem às prateleiras nipônicas no dia 21 de outubro, em produção mensal de 50 mil unidades. Assim como qualquer outra, as lâmpadas não necessitam de adaptações nas instalações elétricas.
A empresa afirma que, se usada em média 5 horas e meia por dia, as EverLed podem durar até 19 anos. Com relação ao consumo, estima-se que ela gaste cerca de oito vezes menos que uma incandescente. Se somada todas as lâmpadas de uma casa e seus respectivos gastos anuais, é interessante gastar apenas um oitavo com energia, tanto para o bolso quanto para o meio ambiente.
A companhia não definiu oficialmente os preços, mas um site japonês afirma que custará em torno de 4000 Yen, aproximadamente 40 dólares. Vale lembrar que este tipo de lâmpada não é novidade, e seu alto custo tem a deixado longe da popularidade. Mas como a Panasonic representa 50% do mercado de iluminação residencial no país do sol nascente, talvez agora a tecnologia ganhe força.
A Panasonic pretende vender as novas EverLed também nos EUA, Europa e sudeste da Ásia. Uma pena, realmente, é não haver um comparativo com nossas lâmpadas fosforo/fluorescentes.

Software gratuíto que auxilia você a escolher a melhor iluminação para seu ambiente



O Lumisoft ® é um programa especialmente desenvolvido com o objetivo de automatizar o processo de dimensionamento de sistemas de iluminação, proporcionando maior eficiência na execução dos cálculos luminotécnicos.
     Com Lumisoft ® , todos os cálculos são executados automaticamente, bastando apenas informar ao programa alguns dados como: dimensões do ambiente (C x L x H), fluxo luminoso da lâmpada, indice de depreciação, modelo de luminária, etc...
     O Lumisoft ® , foi projetado de forma permitir uma operação bastante amigável a todos os profissionais da área. É importante observar que o programa não permite o cálculo para ambientes irregulares, assim como apliacação simultânea de diversas luminárias no mesmo ambiente, salientando ainda que o programa considera os ambientes sem divisórias, móveis e outros elementos que podem interferir no resultado prático final. Para baixar clique aqui.
     

Dimensionamento de partida de motores e proteções de forma rápida e eficiente

Você já precisou dimensionar um circuito de partida de um motor e sua proteção e tinha pouquíssimo tempo para isso? E para piorar não consegue achar onde colocou aquela apostila completinha..... então você ainda pode ter uma boa ajuda no site da WEG, onde eles disponibilizam uma ferramenta para auxiliá-lo nesta sua tarefa.
As imagens a seguir mostram algumas das funcionalidades da ferramenta:

O endereço do site é :
              http://catalogo.weg.com.br/tec_Cat/partidamotor.asp?cd_empresa=0



Por: Enga. Teresa Botelho